Shirakawa-go

Patrimônio da UNESCO desde 1995. Shirakawa-go é uma viagem ao Japão milenar. Hoje no Japão com a modernização é quase impossível encontrar algo que resistiu as mudanças do terceiro país mais rico do mundo. Mas Shirakawa-go consegue mesmo nos dias de hoje manter o charme de um vilarejo pitoresco em meio as montanhas. Apesar de ser já muito turístico oque perde muitas as vezes a originalidade, ela consegue manter bem preservada sua cultura.

Shirakawa-go era na antiguidade isolada pelas montanhas, mas hoje ela é ligada por túnel de 10 km um dos mais longos do Japão. As casas de Shirakawa-go conhecidas como Minka, que significa “casa de pessoas” são conhecidas pelo estilo Gassho. O estilo Gassho foram desenvolvidas para aguentar a grande quantidades de neve, possuem o telhado feitos de palha e tem o formato de duas mãos juntas em oração.

Shirakawa-go é dividida em duas partes, a parte nova que é uma cidade normal e o vilarejo histórico. O vilarejo conta com 114 casas no estilo Gassho.

Open Air Museum

Um rio divide o vilarejo no meio de uma lado fica o Open Air Museum(museu a céu aberto)e o estacionamento principal, e do outro lado do rio o vilarejo verdadeiro. O museu a céu aberto apesar de ser bem turístico e não ser “original” pois as casas foram relocadas de outros pontos e montadas no museu, é muito bonito, várias casas são abertas para entrar e cada uma tem sua história. Vá preparado para tirar os sapatos pra entrar nas casas.

A entrada custa 600 Ienes para adultos e fica aberto das 9:00 ás 17:00 hs, no inverno somente até as 16:00 hs.

oam

Atravessando uma ponte suspensa, do outro lado do rio está o verdadeiro vilarejo onde você encontrará casas Minka, muitas delas ainda com residentes e por ser propriedade particular cuidado com a entrada indevida, respeite os moradores. Mas existem outras que foram transformadas em pequenos museus, você pode entrar nelas ver como era a vida dos antigos moradores, a maioria paga-se 300 ienes para a entrar.(É preciso tirar o sapatos)

DSC00143
Ponte suspensa

 

Wada House

Nós entramos apenas em uma a mais conhecida e uma das mais importantes famílias de Shirakawago, a casa da família WADA. A casa tem mais de 200 ano, dentro dela era criadas os bichos da seda para a produção de tecidos.

Wada

Entrada 300 ienes. Aberto das 9:00 ás 17:00 hs

Outras casas importantes:

Nagase House: Uma casa de uma família de médicos cuja as gerações de médicos ainda se mantem por mais de 250 anos. é possível encontrar na casa instrumentos médicos antigos.

Kanda House: Também pertenceu a família Wada e era produzido saquê nessa casa.]

Há outros pequenos museus que você pode visitar como: Doburoku Matsuri Festival Hall(fechado de Dezembro a Março), conta sobre o Matsuri e você pode experimentar de graça amostras de saquê.

Zin HOMURA Art Museum: Casa do Homura, artista que viveu lá e usava a casa para pintar suas telas.

Por ser uma vila de fazendeiros e artesãos algo bem legal lá é que nas lojas tem muitos produtos locais desde bebidas, comidas e artesanatos. Em shirakawago é produzido alguns tipos de saquês e vinhos, também o sobá(macarrão) alguns doces e biscoitos de arroz(sembês).  As lojinhas são todas charmosas e tradicionais.

lojinhas

As fotos mais famosas de Shirakawago são tiradas de cima do mirante que fica subindo um pequena estrada morro acima, uns 10 minutos de caminhada. Essa estrada pode ser fechada com neves muito intensas no inverno, algumas partes ficam bem escorregadias então tome cuidado. Mas a vista é daqueles que você quer ficar sentado só admirando.

IMG_5391
subindo para o mirante
DSC00181
Vista panorâmica do mirante

Um lugar imperdível para se fotografar são as 3 casas que ficam no final da rua principal. No evento de iluminação de inverno um lugar para fotografar é bem disputado.

DSC00260

Light’s Up(iluminação de inverno)

Um do eventos mais procurados do ano. Realmente lindo. Começa as 17:00hs e vai até as 19:00 hs. Acontece nos meses de dezembro e janeiro normalmente aos fins de semana é preciso ver p calendário no site http://lightup.asia/schedule/

O ponto ruim, fica muito lotado. Pra tirar foto do mirante e ter a foto da vila inteira iluminada é preciso chegar bem de manhã cedo e deixar armado seu tripé lá reservando lugar, depois chegar umas 15:00 hs e ficar esperando anoitecer. Nós desistimos de subir pois a fila tinha mais de cem pessoas na espera. É bem organizado o staff faz descer uma galera depois libera pra subir um grupo e assim por diante. Uma amiga que subiu disse que lá encima é muito bagunçado tem que ter paciência. Então aproveitamos para ficar andando pelas casas.

A neve no inverno deixa a paisagem toda fantástica, mas é difícil acertar o tempo pois muda muito rápido, na volta pegamos uma nevasca e no ano anterior tentamos ir mas tinha nevado tanto que os trens foram interrompidos, tem que ficar de olho na previsão.

light
Fantástico

Uma dica pra quem vai no inverno, levar os ice spikes para não escorregar e botas de trekking ou botas impermeáveis. Pra quem não sabe como são os ices spikes link.

Como chegar:

map_en20150311

Tem ônibus que saem de Tokio e Nagoya e vão até Takayama de lá é preciso pegar outro onibus que vai até Shirakawago(50 min.), de Nagoya possuem onibus direto.

Nagoya——-Takayama 2hrs.(trem)

Tabela de horário de Takayama á Shirakawago. Horários.

É bom fazer reserva com antecedência:

Nohi Bus Reservation Center(Tokio e Nagoya)

TEL (0577) 32-1688
9:00~18:00

Meitetsu Bus Center

TEL(052)582-0489
8:00~19:00

JR Tokai Bus Nagoya Eki

TEL(052)563-0489

Pra quem vai de carro tem dois estacionamentos. Se você for para o Light’s Up vá direto para o estacionamento encima da montanha porque o estacionamento principal(SESERAGI PARKING) é permitido carro até as 15:00 hs somente, depois você terá que levar seu carro para outro estacionamento e pagar novamente(500 ienes o dia).

Para chegar lá. Depois que sair da auto estrada e passar pelo pedágio pegue a direita e siga em frente, depois que passar pelo posto de gasolina e a loja de Conveniência pegue a direita no primeiro sinal, vai passar por um túnel, após o túnel o principal estacionamento fica a esquerda e pro estacionamento da montanha a direita.

Nos dias de evento vários micro onibus fazem o transporte dos estacionamento até a vila.

lINK PARA O MAPA EM INGLÊS: http://www.shirakawa-go.gr.jp/othercontents/file/pdf/201510_map_english1.pdf

 

Onde se hospedar:

A grande maioria se hospeda em Takayama por encontrar opções mais baratas já que a cidade é maior e tem mais opções.

Mas se você quiser ter a experiencia em dormir em uma Minka, tem várias casas que foram transformadas em Guests Houses a média de preço é de 10.000 ienes por pessoa em dias de eventos. Segue o link das hospedagens disponíveis com telefones para resrva. http://www.shirakawa-go.gr.jp/search/?m=1

Iremos voltar pra lá com certeza, Shirakawago se tornou nosso lugar favorito no Japão. Queremos ve-la em outras estações do ano agora e um dia dormir numa Minka!!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s