Meteora

DCIM100GOPROG0112084.
Meteora

Meteora parece um lugar saído de um filme de fantasia. Foi nosso lugar favorito na Grécia.

Metéora (em grego: Μετέωρα, “meio do céu”) é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos[1] . Os seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, próximo ao rio Peneu e às montanhas Pindo, na Grécia central. A cidade mais próxima é Kalabáka.O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.(Wikipedia)

As cidades para se hospedar em Meteora são Kastraki e Kalambaka. Kastraki é um pequeno vilarejo e Kalambaka um pouco maior e onde se concentra o comercio. Recomendo Kalambaka pois é a cidade que fica a estação de trem e onde você encontra restaurantes e mercados.

Chegamos em Kalambaka vindo de Girokastra levamos 7 horas e custou apenas 20,00 dólares.

Ficamos hospedados no Hotel Aeolic Star. Excelente localização e bem perto da estação de trem. E uma café da manhã delicioso

meteora

O complexo de Mosteiros de Meteora possui 6 mosteiros.

  • Megalo, Varlaam, Agios Nikolaos Anapafsas, Roussanou, Agiatrias e Agios Stefanos.

De Kalambaka até o Mosteiro de Megalo, que é o maior e o mais alto fica a 7 km . Todos os mosteiros podem serem feitos a pé se você tiver disposição para andar, mas você pode ir de táxi até o mosteiro Megalo e depois fazer a região a pé. Peça um mapa no seu hotel.

Fomos logo bem cedo, como estava chuviscando pegamos um táxi até o mosteiro Megalo(no inverno não tem ônibus). Quando chegamos lá uma forte neblina passava entre os mosteiros deixando um ar todo místico. De lá seguimos a estrada até o mosteiro de Agios  Stefanos que fica do outro lado do vale. O tempo foi abrindo e mostrando a verdadeira paisagem do Vale de Meteora. Voltamos andando e descemos estrada abaixo pelo caminho que passa por Kastraki e seguimos até Kalambaka tudo a pé. Impossível não se apaixonar por esse lugar.

DSC00109

A paisagem é fantástica pois os mosteiros ficam em um vale  e foram  construídos no topo dos rochedos de Arenito. Na antiguidade eles eram isolados de acesso pra se protegerem de ataque e os monges eram içados por cordas até o topo. Hoje você já pode visitar os mosteiros e acessar por pontes que foram construídas.

Nós visitamos apenas um mosteiro, o Varlaam. Lá dentro é possível ver por dentro da igreja que são ortodoxas, ver também os cestos nas quais eles içavam os monges. Acho que vale apena entrar em um, mas não sei se vale apena entrar em outros pois a visita é meio restrita há muitos lugares que não são permitidos entrar.

Outra dica, se você for com mais dias disponíveis, há muitas trilhas por meio do vale de Meteora para explorar.

Na cidade de Kalambaka tem algumas igrejas ortodoxas interessantes que você pode visitar. Sem contar que a cidade fica a beira dos paredões de arenito, uma paisagem fantástica.Michelle 1402

Michelle 1399

De Kalambaka para Atenas( estação Larissa) fomos de trem a viagem é curta apenas 5:00 hs e custa 18,30 Euros.(2015).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s