Lista de Golpes em turistas

Golpes em turistas e cuidados para não ser enganado

Aí, naquela viagem dos seus sonhos, você passeia todo deslumbrado com a paisagem e esquece de alguns cuidados e sua viagem se transforma em uma grande frustração.

Hoje vou escrever sobre alguns cuidados e alguns golpes bem comuns em turistas, principalmente contra os menos experientes, cai em um na china, outros conseguimos evitar, e alguns são relatos de alguns amigos e viajantes por aí.

Não é pra você ficar bitolado, apenas pra tomar algumas precauções em geral, sabendo andar os países são bem mais seguros que nosso Brasil!rs

Vamos começar pelo lugar onde tudo começa:

1-Táxi

Você desembarca pega suas malas e quando sai logo alguém grita, Táxi?

Cuidado com os táxis clandestinos, na Venezuela existem relatos de  sequestros relâmpagos de falsos taxistas.

É bem comum o taxista não ligar o taxímetro e cobrar por conta a corrida , você vai querer discutir e não vai entender nada, então tome cuidado, preste atenção se ele ligará a bandeira, o melhor é sempre perguntar antes, mas se informe sobre trens e metrôs além de mais barato são mais seguros.

Na saída de alguns aeroportos existe a indicação pra para os locais de táxis legalizados, ainda que alguém te aborde antes dê uma andada pelo aeroporto vá até a rua e verifique se é realmente é o ponto oficial.

Uma coisa muito comum e até usamos algumas vezes, é gente fazendo bico com carros particulares, pode ser uma boa, mas converse antes, acerte bem o valor, dá pra economizar uma graninha, pegamos esses biqueiros no Vietnã e em Shanghai, foi bem tranquilo, mas converse bem antes.

Dinheiro falso, você paga a corrida e o taxista troca a nota que você deu por uma nota falsa, e diz que você o pagou com ela e reclama até você entregar uma outra nota. Tire fotos das notas maiores  com a numeração visível e o ameace chamar a polícia.

Na Coréia do sul há táxis de várias cores, os pretos são sempre os mais caros, por ser um carro mais confortável e o motorista falar inglês.

Na Grécia 2 taxistas tentaram golpe, um queria dar o troco errado e o outro quis cobrar 2 Euros a mais por ter saído da rodoviária, alegando ser uma taxa de quem sai da rodoviária.

Táxi em Shanghai

2-Hotel

Muitos mochileiros não reservam hotel, eles viajam sem reserva e procuram na hora mesmo,  isso porque existem muitos hotéis que não tem nos sites de reserva, e saem mais barato e também pegar um quarto sobrando encima da hora sai bem mais barato.

 Porém se fizer isso, anote tudo, sim tudo, desde do valor da diária combinada, hora de entrada, tudo oque comer e beber, é comum nesses hotéis eles cobrarem uma diária a mais ou algumas bebidas a mais sem que você perceba.

3-Trocando dinheiro

Casas de câmbio principalmente nas ruas, confira o dinheiro trocado, os cambistas são rápidos com as mãos vão contar o dinheiro na sua frente e você não vai perceber que eles deixaram cair no colo algumas notas, aí, como você está em outro país, não entende direito as notas  e não fica á vontade de contar dinheiro na rua, você logo guarda na carteira e nem vai perceber que foi furtado.

E refaça as contas com sua própria calculadora.

No Myammar aconteceu algo que não temos certeza se era golpe, mas é muito provável que seja. Em um dos templos em Bagan, um garoto vendedor se aproximou e perguntou de onde éramos. Depois que dissemos que era do Brasil, ele disse que tinha dinheiro brasileiro que havia ganhado de um turista mas lá ninguém trocava Reais. Perguntou se poderia trocar para ele. Ele tinha 2,50 Reais, troquei por 1 dólar na intenção de ajudá-lo, ele foi embora e fico por isso. Mas em outro templo, um outro garoto veio com a mesma estória, na hora fiquei triste. Não por 1 dólar, mas por não esperar por ser enganado no Myammar…

4-Batedores de carteira

Alguém esbarrou em você naquela rua movimentada ou naquele ponto turístico lotado?

Verifique sua carteira, relógio ou jóias eles são muito rápidos e você ainda pedirá desculpa pelo esbarrão.

Bolsas ou mochila nas costas, eles abrem sem você perceber, mantenha perto quando se sentar em restaurantes, aeroportos, pontos de ônibus, alguns viajantes colocam cadeados nas mochilas das costas, mas você pode por um clips prendendo um zíper no outro já vai dificultar.

Carteira eu sempre coloco no bolso da frente nunca no de trás e sempre uso uma carteira bem fina, nada de carteiras volumosas.

Batedores de carteira pela Europa.

Nossa experiência na França quase acaba mal, andando perto do Louvre, uma garota tenta insistentemente pedir para a gente assinar uma folha, e a ignoro ela passa por mim e vai até a Michelle e insistentemente ela caminha do lado da Michelle entra na frente por um bom pedaço, foi quando a Michelle sentiu uma mão no pochete que ela usa, e quando olha está totalmente aberta, sim as meninas tentaram bater a carteira dela, a sorte que a carteira fica comigo e não na pochete.

Outro maneira deles baterem a carteira, alguém aparece do nada com um papo mole e quer amarar um fiozinho no seu dedo.Próximo a torre Eifel um caras veio falando Jamaica!!! Com um barbante na mão, passei direto pois já sabia, enquanto ele amarra o fiozinho no seu dedo ou pulso com todo aquele carisma ele bate sua carteira.Então cuidado.

5-Do you speak english?

Estudantes ou alguns jovens bem simpáticos vão puxar conversa e vão perguntar se você não quer ajudá-los a praticar um pouco o inglês, você se encanta e como adora conhecer os locais, aceita, eles te convidam pra te levar pra tomar um chá ou te oferecem uma carona ou te guiar até um ponto turístico, você aceita e depois descobre que a conta do chá é 3x mais cara que o normal, a carona vai durar até você negar ir a alguma loja(sim vão te largar na rua) e o ponto turístico terá algumas paradas em lojas ou restaurantes no caminho.

6-Riquexás

Sabe aqueles carrinhos para 2 pessoas que o cara vai te puxando pelas ruas, assim como o táxi, eles tem que ter registro para atuar, e sempre estão em pontos permitidos, se alguém aparecer na frente do hotel esqueça, não são legalizados e cobram super caro.

Caí nessa lá em Pequim combinamos um valor até a cidade proibida, chegando lá o cara parou em uma rua antes, sem ninguém e o valor era outro, batemos boca e paguei um terço do valor ,ele saiu me xingando!hahah

Vale o mesmo para charretes.

7-Baixos assinados

Nunca assine nada nas ruas, baixos assinados com símbolos da UNICEF etc. você assina e depois te cobram dinheiro dizendo que você assinou concordando em pagar.

8-Vendedores ambulantes

Eles jogam colares de flores  no seu pescoço ou pulseiras e te forçam a comprar, há relatos que alguns não quiseram comprar e então o vendedor começou a gritar, ladrão.

Dizem que em NY vendedores de CD, dão pra você o CD e saem de perto, outro vendedor vem e te cobra pelo CD e não aceitam de volta, a instrução é deixar o CD no chão e ir embora.

No Vietnã um vendedor de água de coco se ofereceu pra eu segurar os cocos no ombro que ele carregava pendurado em um pedaço de pau e e me ajudar a encontrar o museu depois, te oferecem o coco e você acha que foi gentileza e compra até o próximo vir e fazer o mesmo.(mas são bem bacanas vale apena comprar uma água de coco,pelo menos uma)

O mais difícil de todos, quando usam crianças, não importa a idade os pais usam elas pra vender de tudo, e são treinada para fazer cara de choro quando você nega, realmente é bem difícil principalmente quando o país é bem pobre.Já fiz um post sobre essa crianças confira no ” Crianças Invisíveis ”

No Vietnã essa linda criança vendia souvenirs e falava várias línguas

9-Pagar pra tirar foto?

Monumentos em locais públicos alguém com uma farda, um falso policial te aborda e diz que tem que pagar pra tirar foto,lugares públicos não se paga para tirar foto.

Alguém com uma fantasia ou um animal exótico no colo deixam você pegar e depois te pressionam a tirar foto e pagar por ela.

10-Celulares

Tirar foto com celular é fácil e rápido, porém cuidado quando estiver tirando fotos nas ruas de cidades movimentadas, os ladrõeszinhos passam em motos e arrancam da sua mão, bem comum em cidades como no Vietnã que possuem um enorme movimento de motinhos.

Ainda falando em motinhos cuidado com elas, ele, também puxam jóias e bolsas.

11-Menus em Restaurantes

Acredite tem menus para os locais e para turistas fique atento, menus para turistas são bem mais caros..

12-Jet skis, Quadricículos, Motinhos, carros de aluguel

Você aluga e quando volta te acusam te ter batido e estragado, aí mostram o lugar que claro você não checou antes e não tem como provar.Eles chama um policial corrupto que negocia um valor mais baixo para encerrar aquela situação, você paga e perde dinheiro.

Filme o fotografe antes de sair.

13-Jaqueta de couro.

Foi na França, andando pela rua, um cara em um carro de luxo todo bem vestido de terno, nos chama com uma mapa na mão, achei que ele pediria informação, e aí vem com papo furado que estava em Paris para um desfile da Armani, e pergunta de onde somos todo simpático e diz que vai me dar um blazer de couro e que custa 1000 Euros, eu peguei ali o golpe e dei tchau que não cabe na minha mochila, aí ele fechou a cara na hora.

Oque eles fazem dizem que te dão e pedem uma graninha pelo Blazer pois ele custa 1000 Euros porque não dar um 100 Euros não, e que na verdade não deve custar 10 Euros.Pois é cuidado.

14.Guia turístico.

Você está caminhando e quando aparece uma pessoa super simpática e se oferece pra te mostrar a cidade como se quisesse ser seu amigo, mas no final pede grana por ter sido seu “guia”turístico.

15.Bebida grátis.

Cuidado em países que tem por costume oferecer um cházinho gratuito como em Marrocos e Turquia, pode ser que depois que você comer em algum restaurante ele cobre o chá mesmo sem você ter pedido.Mas é claro que existem muitos que são realmente hospitaleiros, mas se for comer e te servirem o chá sem pedir certifique-se se é gratuito.

É isso aí, vamos viajar e ficar sempre atentos , se curtiram deixe ai seu feedback e compartilhem, abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s