Como arrumar um mochilão

Seguro viagem geral 728x90

Olá amigos viajantes!!!!

Então descobriu que tipo de viajante você é? Que ser mochileiro e não sabe por onde começar?

Bom, tem que começar pela nossa grande paixão a Mochila!!!

Mas não é qualquer mochila, são as famosas mochilas cargueiras usadas por montanhistas. Oque elas tem de diferente? A grande diferença da mochila comum de escola é que ela possui um sistema que prende na cintura(barrigueira) tirando quase todo o peso dos ombros e colocando sobre o quadril, aliviando o peso nos ombros e costas, e jogando para as pernas.

Ele tem um formato peculiar cilíndrico, e normalmente, (não todas) se dividem em 3 partes, cabeça , o compartimento do meio e o compartimento debaixo. Além disso você vai estranhar a quantidade de fitas que ela possui, são para compressões, ajustes, prender os bastões de caminhar e também da para prender pequenas bolsas , tênis, saco de dormir etc…

Algumas regrinhas básicas pra quem vai mochilar:

– O mochileiro é um viajante desapegado da moda, se acostume com o básico coloque  roupas que combinem entre si.

– Apesar da mochila colocar o peso sobre o quadril e não os ombros, ela pesa, então  tome cuidado com o peso. Uma média boa seria 10% do seu peso e o máximo de 10 kg. No inverno minha mochila ficou em 12 Kg com o notebook  por causa das roupas de frio, mas ainda é um bom peso.

-Esqueça as compras, além de não caber muita coisa vai pesar mais e pode começar a incomodar. Acostume com pequenas lembrancinhas como, cartões postais, marca livros e imãs de geladeira….

– Vá ajustando as tiras da mochila, a altura das alças do ombro e a barrigueira até que ela fique firme e bem confortável no seu corpo.

“Vá até uma loja e experimente várias e veja qual melhor se adapta a seu corpo”

Vamos lá, como escolher:

Marcas

Tem de todas as marcas e preços, as favoritas dos mochileiros são:

Deuter(Alemanha), Osprey(EUA), The North Face(EUA), Gregory(EUA), Millet(França), ,Tatonka(Alemanha),Mammut(suíça) Mont Bell(Japão), Aconcágua(Japão) Curtlo(Brasil), Aztec(Brasil),Trilhas e Rumos(Brasil) e muitas outras. Mochila é gosto  experimente todas, não compre sem por nas costas, teste todos os ajustes e faça suas escolha.

“A Deuter é uma das mais confortáveis e uma das preferidas dos brasileiros. Mas ela é mais pesada que a maioria das marcas uns 500 a 700 gramas então fique atento, porque pra trilhas esse peso é importante por isso eu prefiro a Osprey, só uma observação”

Tamanho

O tamanho é medida em Litros, eu acho que 45 litros é tranquilo pra viagens a partir de 7 dias de duração, mas não ultrapasse 60 litros, você vai colocar muita coisa desnecessária.

Eu tenho uma de 45L e uma de 60L. A de 60L sobra  bastante espaço eu não uso ela cheia.

A de 45L vai junto dentro do avião como bagagem de mão tranquilamente(max 7Kg a 10 Kg depende da cia. aérea), a de 60L eles permitem, mas não pode estar muito pesadae não muito alta, se não você vai ter que despachar ela.Cias Low cost na Europa nao aceitam a de 60L, não passa no tamanho, ex. a Ryanair..

Para ter uma noção de uso:

Até 15L – corridas, pequenas trilhas  e bike

de 15L a 30L – Pequenos passeios, uso dia a  dia, trabalho…

de 30L – 45L – Viagens de fim de semana até 7 dias

de 45L – 60L – Viagens 7 dias em diante (ideal para mochilar)…

+ de 70L – Viagens que necessite carregar equipamentos de Camping…

Minha Osprey 60L. Bolsa de cima destacável, vira um pochete.

Oque levar?

Roupas

Roupas para 7 dias essa é base para qualquer mochilada. Se for ficar menos dias, um jogo de roupa por dia. Para mais dias ou meses é a mesma base, 7 dias, você vai aprender a se programar para lavá-las.

São  jogos de roupas básicas: 7 camisetas, 7 roupas íntimas, 7 meias, 2 Bermudas(1Jeans ,1 de praia), 1 Sunga(serve para todas as situações, mulheres levem bikinis mesmo que vá para lugares sem praia ou piscina), 2 camisetas de manga cumprida, 1 conjunto de compression, (aquelas roupas que grudam no corpo), 1 toalha(recomendo as de micro-fibras são leves e ocupam menos espaço e sugam facilmente a água do corpo e seca rápido também), um conjunto de quebra vento impermeável para chuva1 calça para trekking Rip-Stop que vira bermuda e 1 jeans e 1 jaqueta de moletom e 1 chinelo.


Esse é só um exemplo cada um leva oque acha necessário, é só para ter uma base.

A lista acima é uma base, Quando vou para um lugar quente e praiana isso fica pela metade,pois as roupas de frio são as que mais pesam, mas essa seria toda minha base pra qualquer viagem .

Necesseire

Escova de dente e pasta, Shampoo 100 ml, perfume 30 ml, sabonete, protetor solar 100 ml, lâminas de barbear.

A Michelle lógico levas os cremes hidratantes e creme pra tudo!rs (separe todos em pequenos frascos até 100 ml que é oque é  permitido pelas cias. aéreas.)Você pode comprar os produtos em tamanhos pequenos mas algumas das embalagens não dá para reutilizar depois.

Shampoo, condicionador, hidratante pro rosto tudo separado em pequenos frascos;

Quando acabar não jogue fora, reabasteça no hotel caso haja assim não precisará comprar.

Separe uma bolsinha com remédios para dor de cabeça, diarréia, band aid, pomada, anti-séptica, anti-inflamatório, etc.

Remédios até para dias dias são permitidos pela lei internacional de controle de medicamentos. Remédios de uso contínuo necessitam de receita médica. Nunca coloque as cápsulas todas juntas em um box, mantenha elas na embalagem.

Pegue as escovas ,sabonetes que dão gratuitamente no Hotel tem o tamanho ideal pra por na mochila e vem tudo embalado

Outros

Cabos e carregadores das câmeras e celulares, cadeados, uma corda fina  de uns 3 a 4 metros ou arame para fazer de varal(alguns guest houses e albergues  não tem onde pendurar roupas e a toalha para secar)Tomadas, bateria portátil, um pequeno guarda chuva e 1 livro.

Mochila de ataque

Mochila de ataque é aquela que a gente carrega na frente, essa é a mochila que não desgruda de você, documentos, cartões de crédito objetos de valores e pequenos lanches vão ali. Não desgrude dela, principalmente em albergues, se possível leve até no banho.

Eu uso uma mochila que ela vira do tamanho de uma carteira quando não quero usá-la.

Mochila de ataque fica  dentro dessa bolsinha
Tem um bom tamanho e ainda tem um porta garrafa do lado
As mochilas de ataque na frente

Agora vou mostrar como monto tudo isso!

1 passo: Separe tudo em pilhas conforme você queira separar e coloque encima da cama.

Faltam algumas coisas aqui da lista que fiz porque achei que não iria precisar usar.

2 passo: Coloque tudo separado em sacos de nylon como a foto abaixo, muita gente usa sacola de supermercado mesmo, mas aquilo faz um barulho incomodo demais. Imagina você querendo pegar alguma coisa no albergue e mexendo na sacola com outros dormindo!!hahahh

Esse são os sacos que eu uso, existem os próprios nas casas de camping mas podem ser encotrados nos 100 ien shop. também.
Tudo embalado.

Dica:Caso você viaje de chinelo e leve o tênis dentro da mochila coloque as meias dentro do tênis, embale em um saco e coloque na mochila. Vai ganhar um bom espaço!

Eu levo 2 sacos desses um maior e outro menor vazio, para a roupa suja e as meias sujas.

3 Passo: Eu começo pelo compartimento de baixo onde coloco Tênis caso eu viaje de chinelo, Toalha, ou chinelo quando viajo de tênis, e quando já estou na viajem coloco o saco com a roupa suja assim ficam separada das limpas. É o lugar aonde coloco a capa de chuva da mochila também, já que a mochila da Osprey não tem lugar separado pra ela como nas Deuter e outras marcas.

Compartimento debaixo

4 Passo:Colocando o restante das roupas na parte do meio da mochila.As roupas mais pesadas e as que acho que não vou precisar tão cedo, vão no fundo. Depois vou encaixando os sacos menores, as roupas que você acha que vai precisar coloque mais no topo pra ficar fácil ir tirando.

Vá encaixando os sacos tentando deixar a mochila firme.

5 Passo:Compartimento de cima eu coloco tudo que preciso de urgência, Remédios, os cabos de energia, necesseire.

Compartimento de cima, o zíper fica na parte de trás, local de fácil acesso.

6 Passo:Ajuste todas as tiras, coloque nas costas ajuste a altura das alças caso tenha ajuste de altura e aí é só partir!!(que saudade da estrada que bateu!!)

Dicas: Diminuindo o volume com as tiras de compressão, Você encaixa aquele saco maior no meio e apertas as tiras assim ela diminui bem o volume, abrindo espaço na mochila, tem de todos os tamanhos para vender. Bom pra quando tem equipamentos de camping junto.

Capa de chuva:A capa de chuva serve não só pra quando estiver chovendo mas também quando for despachar a mochila debaixo do ônibus ou encima do ônibus(alguns países como Nepal, África), e caso tenha muita poeira ou areia use-a também!!

Para proteger de furtos quando for despachar eu uso lacres de Nylon, e sempre deixo um cortador de unha na bolsa da barrigueira para em caso de precisar arrebentar o lacre!

DCIM100GOPROG0094050.
Usando a capa de chuva.


E aí curtiram? Se gostou deixa um recado pra me animar a continuar escrevendo!!hahhaha

Um abraço até a próxima!!


Minhas indicações de modelos e marcas:

Deuter

Mochilas da Deuter

Osprey

Mochilas da OSPREY

The North Face

Mochilas da The North Face

Aconcágua

Marca japonesa Aconcágua

Anúncios

7 comentários sobre “Como arrumar um mochilão

  1. Eiko

    Muito legal seu blog , acompanho vcs a um tempo pelo ig e acessei seu blog adorei! Sou de hiroshima e eu e marido estamos querendo dar início às aventuras de mochilao… Gostarias de algumas dicas! E caso ainda não tenha passado por hiroshima, estamos aqui rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s